Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), o professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Isaque Sousa, lançou, nesta quinta-feira (10)no hall da Escola Normal Superior (ENS) da UEA o livro “A ponte Rio Negro” que trata sobre a reestruturação do espaço na região metropolitana de Manaus com foco nos municípios de Iranduba e Manacapuru.
A obra foi publicada pela UEA Edições e Editora REGGO, com apoio da Fapeam via Biblos. De acordo com o autor da obra o trabalho é resultado da tese de doutorado em Geografia defendida em 2013.
A publicação tem entre os objetivos divulgar a análise da metropolização do espaço nas imediações de Manaus. “A banca examinadora sinalizou que seria importante transformar os resultados da pesquisa em livro. Entre as mudanças anunciadas, com a construção da ponte, consideramos importante divulgar a análise das transformações econômicas, especialmente no transporte e no mercado imobiliário”, disse.
“O objetivo é disponibilizar para alunos de graduação e pós-graduação alguns conceitos e reflexões sobre essa reestruturação do espaço. O livro traz a discussão sobre a metropolização induzida, as consequências e as novas possibilidades deste novo cenário no estado”, disse.
O livro tem apresentação de José Aldemir de Oliveira, ex-reitor da UEA e professor titular do departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Para Oliveira, o livro “se insere na nova e importante produção geográfica sobre a cidade e o urbano na Amazônia, resultado de pesquisas acadêmicas que apresentam um olhar focado em lugares específicos e os ampliam para compreender a diversidade de uma região complexa não apenas por ser extensa, mas pela sua densidade”.
Fonte: Agência FAPEAM