| Em 09/12/2015

Pesquisa propõe recuperação dos rios São Francisco e Jacaré

Cerca de 19 mil árvores foram plantadas às margens dos rios Jacaré e São Francisco com o objetivo de recuperar o equilíbrio ecológico dos rios, que vem sendo degradados. O projeto é desenvolvido por um grupo de pesquisadores da Univerdidade Federal de Sergipe (UFS), sendo coordenado pelo mestre em Agronomia e professor da UFS, Antenor de Oliveira Aguiar Neto.

O projeto tem como foco estudar o Rio Jacaré no município de  Canindé, através de diferentes vertentes como o monitoramento, a restauração florestal além de simulações e modelagens do rio. O monitoramento consiste em analisar a quantidade e a qualidade do rio Jacaré e do rio São Francisco, e através das simulações perceber os efeitos ecológicos e ambientais e as melhorias da qualidade dos recursos hídricos.

[cml_media_alt id='6628']jacare fapitec[/cml_media_alt]

De acordo com o professor, o estudo vem sendo realizado há dois anos. Outro aspecto importante a ser analisado na pesquisa é a questão ambiental.  “A sociedade está começando a sentir claramente os efeitos, como falta de água em diferentes regiões do país, pois estavam localizadas no Nordeste e relacionadas ao clima semi árido e seco, um fenômeno histórico, porém como este caso está passando para outras regiões está chamando  cada vez mais a atenção da população”.

Ainda segundo o professor Antenor, o estado de degradação do Rio São Francisco é muito preocupante. “ o rio já possui nove grandes barragens para gerar energia elétrica, grandes projetos se desenvolveram acerca do rio, porém, infelizmente, toda essa área vem desenvolvendo problemas ambientais como erosões, desmatamento e redução de vazão”.

Resultados

Como resultados, o projeto obteve o plantio 19 mil árvores que foram plantadas no período de 2014 a 2015. O projeto ainda se agregou ao projeto  “Águas de São Francisco”, que permitiu ainda mais recursos para o reflorestamento.

De acordo com Antenor de Oliveira, o que se pode observar fazendo as simulações, é que, para que haja uma mudança significativa em torno de equilíbrio ecológico é preciso reflorestar grandes áreas. “A proposta para o estado é que haja ações de intervenções e recuperações no meio ambiente, além de investimentos que sejam acarretados para a própria realização e execução de projetos em Ciência e Tecnologia”, destacou o professor.

A pesquisa realiza monitoramentos qualiquantitativos da água e modelagem ambiental na bacia hidrográfica do Rio São Francisco e do Rio Jacaré, bem como simulações de cenários de preservação na região do alto curso destes Rios, buscando assim, restituir o equilíbrio ecológico e ambiental.

Fonte: Assessoria de Comunicação Fapitec/SE

Leia também

Em 05/05/2025

Pesquisa na área de hipertensão leva à formulação de tônico contra a calvície

Robson Augusto Souza dos Santos, pesquisador do Departamento de Fisiologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB/UFMG), é categórico quando começa a contar sua trajetória. “Dificilmente você se senta na bancada e fala: eu vou inventar um medicamento! Isso vem como consequência. Vem com o interesse por um processo, peptídeo […]

Em 02/05/2025

Com apoio da Fundect, campo experimental avalia sustentabilidade agrícola na Rota Bioceânica em Porto Murtinho

Projeto de pesquisa liderado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está avaliando a sustentabilidade de diferentes culturas para recuperação de pastagens degradadas em Porto Murtinho (MS), município estratégico na Rota Bioceânica. A iniciativa é resultado da criação da primeira Unidade Experimental de Pesquisa da rota, com investimento de R$ 1,5 milhão da […]

Em 01/05/2025

Dispositivo inovador garante eficácia na odontologia a pacientes com deficiência ou comportamento difícil

A saúde bucal de pessoas com deficiência e/ou comportamento difícil apresenta muitos desafios, especialmente quando se trata da realização do atendimento odontológico e manutenção da saúde bucal, de forma adequada e segura. Com o objetivo de solucionar esse problema, a pesquisadora e cirurgiã-dentista Ana Cecília Moreira desenvolveu o Abreboca, dispositivo inovador destinado a abrir – […]

Em 30/04/2025

Investimentos em inovação e tecnologia no agro aéreo vai impactar em ganhos e menos acidentes fatais

Com o objetivo de alcançar avanços na tecnologia aeronáutica paranaense, foi lançado na sexta-feira (25), o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Aeronaves de Pequeno Porte. O foco inicial das pesquisas é o avião agrícola de pulverização não tripulado. O projeto visa, inicialmente, o voo remotamente pilotado do AgroVANT (uma aeronave de pulverização agrícola, […]