| Em 20/11/2015

Creme à base de piquiá para combater celulite está sendo produzido no Amazonas

O mercado de estética agora pode contar com um reforço no combate à celulite: um creme produzido a partir de um fruto da biodiversidade amazônica, o piquiá, que vem se mostrando uma alternativa para o tratamento desse mal que incomoda muitas mulheres.  O produto está sendo desenvolvido pela Pronatus da Amazônia, com aporte financeiro do governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A casca do piquiá possui um grande potencial antioxidante e anti-inflamatório, até mesmo maior que o da copaíba, e penetra na pele afetada pela celulite. Segundo o coordenador do projeto de pesquisa e proprietário da Pronatus, empresário Evandro Mesquita, o produto vai auxiliar e ajudar as mulheres no tratamento devido ao poder anti-inflamatório do piquiá.

[cml_media_alt id='6416']piquia[/cml_media_alt]

“Apesar de existirem outros tipos de piquiá no País, somente o da região amazônica apresenta efeito anti-inflamatório, além de ser um forte aliado para combater a celulite. O creme ainda leva a marca sustentável por ter como base a utilização da casca do fruto, resíduo que antes era descartado pela indústria”, disse Mesquita.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Marketing Feminino, em mais de 2,5 mil mulheres entrevistadas, um total de 38% temem os ‘furinhos’ causados pela celulite.

O doutor em Farmácia, Emerson Lima, informou que a pesquisa com o piquiá amazônico surgiu há dois anos nos laboratórios da Ufam, quando foram avaliados mais de 20 tipos diferentes extratos de frutos regionais com o objetivo de identificar e isolar compostos que fossem ativos e que tivessem aplicação biotecnológica.

“Como essas atividades são importantes em produtos cosméticos foi sugerida a utilização, no caso da celulite, onde a inflamação é um fator que prevalece. A partir de então, se teve a ideia de aplicar isso numa base no produto cosmético”, disse o pesquisador.

[cml_media_alt id='6418']PRONATUS DO AMAZONAS - FOTO ÉRICO XAVIER_-37[/cml_media_alt]

A designer Suelen Souza, 25, contou que os famosos ‘furinhos’ causados pela celulite a incomodam tanto que já chegou até mesmo a parar de usar determinadas roupas. “Sei que a celulite é uma coisa que todo mundo tem, que atinge mulheres e homens, mas fico com receio de usar blusas e saias curtas, além de biquínis”, disse.

Para ela, o creme surge como uma nova opção nesse segmento. “É muito bom saber que no Amazonas estão produzindo algo para combater a celulite e, o melhor, com matéria-prima da floresta”, destacou a designer.

Esse é o terceiro projeto de pesquisa do empresário Evandro Mesquita com o apoio do governo do Estado, via Fapeam. Para ele, o aporte financeiro para empreendedores é fundamental para transformar ideias em realidade. “A Fapeam, como sempre, é uma grande instituição facilitadora no processo de inovação e desenvolvimento tecnológico no Amazonas”, disse.

[cml_media_alt id='6417']PRONATUS DO AMAZONAS - FOTO ÉRICO XAVIER_-83[/cml_media_alt]

Sobre o Tecnova

O projeto de pesquisa da Pronatus da Amazônia recebeu aporte financeiro do governo do Estado por meio do Programa de Subvenção Econômica à Inovação Tecnológica em Micro e Empresas de Pequeno Porte (Tecnova) que apoia projetos de inovação tecnológica, associados às oportunidades de mercado, buscando o desenvolvimento de produtos (bens ou serviços) e/ou processos inovadores que sejam novos ou significativamente aprimorados para o desenvolvimento dos setores econômicos considerados estratégicos nas políticas públicas federais e aderentes à política pública de inovação do Amazonas.

O aporte financeiro promove um aumento das atividades de inovação e o incremento da competitividade das empresas e microempresas sediadas no Estado.

Fonte: Agência Fapeam

Leia também

Em 05/05/2025

Pesquisa na área de hipertensão leva à formulação de tônico contra a calvície

Robson Augusto Souza dos Santos, pesquisador do Departamento de Fisiologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB/UFMG), é categórico quando começa a contar sua trajetória. “Dificilmente você se senta na bancada e fala: eu vou inventar um medicamento! Isso vem como consequência. Vem com o interesse por um processo, peptídeo […]

Em 02/05/2025

Com apoio da Fundect, campo experimental avalia sustentabilidade agrícola na Rota Bioceânica em Porto Murtinho

Projeto de pesquisa liderado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está avaliando a sustentabilidade de diferentes culturas para recuperação de pastagens degradadas em Porto Murtinho (MS), município estratégico na Rota Bioceânica. A iniciativa é resultado da criação da primeira Unidade Experimental de Pesquisa da rota, com investimento de R$ 1,5 milhão da […]

Em 01/05/2025

Dispositivo inovador garante eficácia na odontologia a pacientes com deficiência ou comportamento difícil

A saúde bucal de pessoas com deficiência e/ou comportamento difícil apresenta muitos desafios, especialmente quando se trata da realização do atendimento odontológico e manutenção da saúde bucal, de forma adequada e segura. Com o objetivo de solucionar esse problema, a pesquisadora e cirurgiã-dentista Ana Cecília Moreira desenvolveu o Abreboca, dispositivo inovador destinado a abrir – […]

Em 30/04/2025

Investimentos em inovação e tecnologia no agro aéreo vai impactar em ganhos e menos acidentes fatais

Com o objetivo de alcançar avanços na tecnologia aeronáutica paranaense, foi lançado na sexta-feira (25), o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Aeronaves de Pequeno Porte. O foco inicial das pesquisas é o avião agrícola de pulverização não tripulado. O projeto visa, inicialmente, o voo remotamente pilotado do AgroVANT (uma aeronave de pulverização agrícola, […]