Com o patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), o Centro de Estudos Superiores em História de Parintins (CESP), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), está promovendo diversas atividades alusivas à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), entre os dias 19 e 24 deste mês.
O projeto ‘Luz, vida e transformação no médio-baixo Amazonas: diálogos entre ciência e tradição’ é um projeto de popularização da ciência e conta com aporte financeiro da FAPEAM, por meio do Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP C,T&I). São mais de 30 atividades que já estão sendo desenvolvidas nas escolas de Parintins e que devem continuar até abril de 2016.
“O projeto conta com a colaboração de vários professores do CESP/UEA, mas também têm parceiros na rede pública de ensino, das escolas que estão recebendo as oficinas, as exibições de filmes e as exposições. Além disso, buscamos trazer palestrantes bem conceituados em suas áreas de atuação, intelectuais que atuam não apenas na academia, mas também dialogando com a sociedade civil, em busca de soluções para os vários problemas que afligem as pessoas. Não há, portanto, no projeto, nenhuma perspectiva disciplinar, nem um olhar puramente acadêmico, mas sim um desejo de produzir, por meio da Universidade, um debate que tenha impacto social”, afirmou o professor Diego Omar, Coordenador do Curso de História (CESP/UEA).
A iniciativa consiste na tentativa de aproximação entre a universidade e as comunidades tradicionais e urbanas de Parintins e do entorno do município. Em 2015, escolhido pela UNESCO como o “ano internacional da luz”, temas como a crise hídrica, a questão energética e a sustentabilidade ganharam mais força nos meios de comunicação e, consequentemente, nos ambientes educacionais.
“Na Amazônia questões relacionadas à energia são ainda mais importantes, dado o avanço do desmatamento, os controversos projetos de desenvolvimento regional, o impacto ambiental da construção de usinas hidrelétricas, o desafio do desenvolvimento sustentável e o papel do Estado como agente regulador desse processo”, disse Diego Omar.
O objetivo é aprofundar as discussões sobre a produção e apropriação de conhecimentos científicos nas escolas da rede pública de ensino e em ambientes não formais de aprendizagem, refletindo sobre os suportes utilizados em tal processo, com destaque para o caráter integrador das letras e artes (literatura, teatro, cinema e demais materiais audiovisuais).
“Além de produzir momentos coletivos de reflexão sobre a questão energética e o desenvolvimento sustentável em atividades que acontecerão antes e durante a SNCT, colaborando com a articulação entre sociedade civil e as diferentes agências do Estado, no sentido de resolver problemas que afetam diretamente parcelas mais vulneráveis das populações amazônicas, em especial nas construções de políticas públicas que assegurem o apoderamento econômico dos grupos e comunidades tradicionais, e desenvolvimento sustentável de áreas de floresta”, finalizou Omar.
Fonte: Maxcilene Azevedo – Agência FAPEAM