Mesmo passando por uma forte crise econômica nacional, a formação de recursos humanos é prioritária, sendo um dos principais focos de trabalho para o Governo do Estado do Amazonas. Só este ano já foram concedidas 819 bolsas de estudos a amazonenses estudantes de pós-graduação da capital e do interior do Estado.
Observando o total de bolsas concedidas para a formação de profissionais nos níveis de mestrado e doutorado em 2015, houve um aumento de 12% no número de bolsas de mestrado e de 13% número de bolsas doutorado, quando comparado ao total de bolsas concedidas em 2014.
Os dados apresentados são referentes ao Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas (RH-MESTRADO), Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas (RH-DOUTORADO), Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados para o Interior do Estado do Amazonas (RH-INTERIORIZAÇÃO), Programa Institucional de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (POSGRAD), Programa de Bolsas de Pós-Graduação voltado ao Interior do Estado do Amazonas (PROINT) e Programa de Bolsas de Pós-Graduação em Instituições fora do Estado do Amazonas (PROPG).
O maior crescimento pode ser observado nos investimentos feitos para a formação de Recursos Humanos no interior do Estado. Em 2014 foram 41 bolsas de mestrado e 40 de doutorado, implementadas por meio do RH-Interiorização.
Já em 2015, somadas as bolsas concedidas pelo RH Interiorização e o novo programa PROINT serão, pelo menos, 69 bolsas de mestrado e 54 de doutorado.
Os dados apresentados demonstram um crescimento de 69% na concessão de bolsas de mestrado e de 35% de bolsas para o doutorado, evidenciando os esforços do Governo do Amazonas em promover e proporcionar uma formação de alto nível aos profissionais dos municípios do interior do Estado.
O investimento em bolsas de formação de recursos humanos em 2015 é equivalente ao total de recursos executados pela Fapeam em 2013, que foi de R$ 45.898.600,97, mostrando que a formação de pessoas é prioridade para o Governo do Estado do Amazonas.
Fonte: Wallace Abreu – Agência FAPEAM