| Em 16/12/2025

Fapitec/SE realiza ato solene e entrega revitalização da sede administrativa em celebração aos 20 anos da instituição

(Foto: Erick O’Hara)

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec/SE), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), entregou, na sexta-feira, 12, a revitalização completa de sua sede administrativa, em Aracaju, como parte das comemorações pelos 20 anos da instituição. A entrega marca um novo capítulo na história da Fundação, reunindo memória, valorização artística e modernização das estruturas que dão suporte às políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação no estado. Além disso, o momento contou com a entrega de honrarias para parceiros e personalidades homenageadas.

Entre os destaques da revitalização está a nova galeria de ex-presidentes da Fapitec/SE e da extinta Fundação de Amparo à Pesquisa de Sergipe (FAP), uma homenagem aos gestores que contribuíram para consolidar a Fundação como referência no fomento à pesquisa científica em Sergipe. A galeria resgata duas décadas de trajetória institucional e reforça o compromisso da Fundação com a preservação de sua memória.

O diretor-presidente da Fapitec/SE, Alex Garcez, destacou o simbolismo da entrega. “Estamos celebrando não apenas um espaço renovado, mas, também, 20 anos de compromisso com o desenvolvimento científico de Sergipe. Esta revitalização reflete o cuidado com nossa história e a visão de futuro que norteia nossa atuação. É uma sede que dialoga com a memória, com a inovação e com as pessoas”, afirmou.

A fachada da sede também ganhou um novo elemento de identidade: um grafite artístico inspirado em temas de ciência, tecnologia e inovação, criado por artistas sergipanos. A obra representa a energia criativa que move a Fapitec/SE e simboliza a conexão entre conhecimento, cultura e desenvolvimento. Ao valorizar a arte urbana, a Fundação reforça sua proximidade com a comunidade e estimula a democratização da cultura visual no espaço público.

Além dos elementos estéticos, a sede passou por uma revitalização completa do escritório administrativo, com melhorias na infraestrutura física, no conforto ambiental e na funcionalidade dos ambientes. O objetivo é proporcionar melhores condições de trabalho aos colaboradores e fortalecer a eficiência dos serviços prestados à população e à comunidade científica.

“Cada melhoria foi pensada para garantir durabilidade, funcionalidade e economia para a gestão pública. Entregamos um espaço mais adequado, mais moderno e que valoriza a instituição como patrimônio do estado”, ressaltou a diretora financeira da Fapitec/SE, Mônica Marques.

A diretora técnica da Fundação, Carla Xavier, enfatizou a importância da renovação do espaço para fortalecer as ações de fomento. “A modernização da nossa estrutura administrativa melhora o fluxo de trabalho e cria um ambiente ainda mais preparado para receber pesquisadores, gestores e parceiros. É um avanço que fortalece a missão da Fapitec/SE de promover ciência de qualidade e apoiar quem transforma o estado por meio do conhecimento”, salientou.

(Foto: Erick O’Hara)

Homenagens

As homenagens marcaram um dos momentos mais emocionantes da cerimônia. Parceiros institucionais, ex-gestores e personalidades que contribuíram significativamente para a consolidação e fortalecimento da Fapitec/SE ao longo de suas duas décadas de atuação receberam troféus em reconhecimento ao empenho e ao legado deixado. As honrarias evidenciam o papel coletivo na construção da história da Fundação, valorizando aqueles que, com dedicação e parceria, ajudaram a impulsionar políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação em Sergipe.

De acordo com o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa, os 20 anos da Fapitec/SE reflete o compromisso do Governo de Sergipe com a ciência, tecnologia e inovação. “São duas décadas de trabalho, com o passar do tempo e com as parcerias e com o desempenho dos colaboradores da Fundação, a Fapitec/SE galgou um espaço importantíssimo”, pontuou.

O presidente da Codise, Ronaldo Botelho Guimarães, foi um dos homenageados. “Hoje é um dia de comemoração. Passei pela Fundação como presidente e tive a oportunidade de conhecer toda a equipe, e sei do trabalho fundamental que o Governo do Estado presta à sociedade”, declarou.

Fonte: FAPITEC (Por: Ascom Fapitec)

Leia também

Em 24/06/2026

Lançada a 1ª chamada da Parceria de Matérias-Primas para a Transição Verde e Digital (RAMP)

A Parceria de Matérias-Primas para a Transição Verde e Digital (RAMP) lançou, nesta terça-feira (23/06), sua primeira chamada transnacional no âmbito do programa-quadro de pesquisa e inovação da União Europeia, Horizon Europe. A chamada tem como objetivo financiar consórcios transnacionais de pesquisa e inovação em toda a cadeia de valor das matérias-primas. As propostas deverão […]

Em 23/06/2026

CONFAP, MCTI e CNPq assinam documento para estruturação de um Sistema Nacional de Popularização da Ciência

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) assinaram, nesta segunda-feira (22), o Termo de Execução Descentralizada (TED) do plano de trabalho que viabiliza a estruturação de um Sistema Nacional de Popularização da Ciência. […]

Em 22/06/2026

Lançada a Chamada CONFAP & WBI 2026 para apoio a projetos conjuntos de pesquisa e inovação entre Brasil e Bélgica

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), em parceria com a Wallonie-Bruxelles International (WBI), lançou, nesta segunda-feira (22), a Chamada CONFAP & WBI – Bélgica 2026, destinada ao financiamento de projetos conjuntos de pesquisa e inovação entre o Brasil e a Bélgica.  A iniciativa é realizada no âmbito do Memorando de […]

Em 22/06/2026

Startup oferece aluguel de abelhas para polinização de cafezais no estado do Rio de Janeiro

Voando de flor em flor, as abelhas são responsáveis pela polinização das diversas espécies vegetais e têm sido fundamentais ao longo da história para promover a variabilidade genética das plantas e a agricultura. Promovendo de forma inovadora essa tecnologia natural no estado do Rio de Janeiro, a startup Rent a Bee oferece um serviço inusitado: o aluguel de […]