| Em 16/04/2025

Governo de Goiás investe R$ 14,6 milhões na estruturação de Centro de Excelência para o avanço em tecnologias de saúde e apoio ao SUS

(Foto: Divulgação)

O Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) vai investir um total de R$ 14.620.061,35, para a estruturação do Centro de Excelência em Tecnologia e Inovação em Saúde (CETI-Saúde) para a prospecção, avaliação e apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS) no processo de incorporação de novas tecnologias de saúde, com ênfase em vacinas, imunobiológicos e terapias gênicas, para prevenção e tratamento de uma série de condições prioritárias de saúde incluindo doenças infecciosas e oncológicas. O convênio foi firmado com a Universidade Federal de Goiás/ Funape/Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) em novembro de 2024 e foi lançado nesta segunda-feira, 14, em solenidade realizada no Hub Goiás, quando também foram lançados três editais na área da saúde.

O CETI-Saúde faz parte da estratégia do Governo de Goiás, por meio da Fapeg, de apoiar a estruturação de unidades de excelência para que sejam referência em suas áreas de atuação e que desempenhem um papel essencial no desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do Estado de Goiás. O CETI- Saúde está sendo estruturado para realizar pesquisas e serviços aplicados e de subsídio ao SUS, com foco em vacinas, imunobiológicos e terapias gênicas, além de cumprir metas estruturantes, de articulação institucional e de capacitação de recursos humanos. Os centros de excelência são fundamentais para impulsionar e promover iniciativas essenciais para o futuro do Estado.

“Temos muitas novas tecnologias sendo desenvolvidas com enorme potencial para melhorias da saúde da população, incluindo produtos voltados para a prevenção e tratamento de doenças infecciosas, oncológicas e outras condições prioritárias de saúde. Com forte parceria com a Secretaria de Saúde e instituições de saúde, ensino e pesquisa do estado e do país, esta iniciativa vai colocar Goiás na vanguarda da inovação tecnológica em saúde do Brasil e fortalecer o SUS”, destaca a professora Cristiana Maria Toscano, coordenadora-geral do projeto, e do Núcleo de Avaliação de Tecnologias do IPTSP/UFG.

Estrutura e ações

A estrutura de governança do projeto com seu comitê gestor e o comitê científico consultivo externo já está definida com várias ações em andamento e outras sendo planejadas.

Já iniciadas, atividades de avaliação de tecnologia e impacto econômico da incorporação de um novo tratamento para fibrose pulmonar, e uso de anticorpos monoclonais para doença crônica – duas demandas da Secretaria da Saúde. “Também já vamos iniciar modelagem para estimar população de vetores ( Aedes aegypti ) transmissores de dengue, Zika e chikungunya no estado nos próximos anos para permitir planejamento de serviços e ações do SUS para prevenção e controle de arboviroses no estado”, relata a pesquisadora. Como ações estruturantes, está sendo constituído um núcleo de comunicação para divulgação de temas prioritários de saúde e ciência para a sociedade, e sendo organizado um curso avançado de Vacinologia para profissionais de saúde de todo o país que acontecerá no segundo semestre em Goiás. Em resumo, são várias as ações já em andamento e planejadas pelo Centro!

O constante desenvolvimento tecnológico na área da saúde tem resultado na disponibilização crescente de novas tecnologias para detecção, prevenção e tratamento de doenças, e os sistemas de saúde sofrem pressão para que sejam adotados e fornecidos estes cuidados mais sofisticados e dispendiosos, mesmo diante de orçamentos limitados. O impacto destas tecnologias nos custos dos cuidados de saúde deve ser considerado pelos gestores ao implementar políticas de saúde, que devem escolher a melhor forma de alocar recursos disponíveis considerando a ampla gama de opções e alternativas tecnológicas, visando otimizar os resultados em saúde.

Neste sentido, o CETI-Saúde vai auxiliar o sistema de saúde de Goiás na identificação de novas tecnologias de saúde, na realização de estudos clínicos que comprovem a eficácia e segurança, e na avaliação de impacto econômico e populacional, de caráter estruturante, multidisciplinar e multi-institucional. Para os trabalhos, o Centro contará com a parceria de várias instituições de pesquisa e desenvolvimento tecnológico com a perspectiva de desenvolvimento e disponibilização de tecnologias inovadoras e avançadas de saúde para prevenção e tratamento de doenças nos próximos anos.

Objetivos

  • Desenvolver projetos e estudos de avaliação de tecnologias como subsídio à gestão do SUS considerando novas vacinas e vacinas prioritárias, anticorpos monoclonais para uso como estratégia de prevenção e controle de doenças selecionadas, e terapias gênicas/terapias avançadas, em específico terapias CAR-T para doenças oncológicas hematológicas;
  • Estruturar propostas e participar de projetos estratégicos para o desenvolvimento e condução de ensaios clínicos de fase 3 destas tecnologias prioritárias e inovadoras descritas acima e foco deste projeto;
  • Realizar a prospecção de novas tecnologias em saúde, em particular vacinas, imunobiológicos e terapias avançadas, com vistas à possibilidade de parcerias e transferências de tecnologias para a produção destas tecnologias no Brasil, em particular no estado de Goiás;
  • Conduzir estudos estratégicos de demanda de mercado no setor público e privado para o uso de tecnologias inovadoras em saúde, visando ao desenvolvimento de modelos de negócio, casos de uso, proposições de políticas públicas e propostas de avaliação para incorporação destas tecnologias no estado de Goiás e no Brasil;
  • Estruturar um núcleo de modelagem e estatística em saúde, com vistas à subsidiar os gestores de saúde quanto à resposta e prevenção de doenças de potencial epidêmico;
  • Estruturar um núcleo de comunicação científica voltada para a comunicação de ciência, em particular na área da saúde e suas tecnologias, para gestores públicos e para a sociedade em geral.

Equipe executora

Cristiana Maria Toscano, coordenadora-geral do projeto e coordenadora do Núcleo de Avaliação de Tecnologias – IPTSP-UFG; Ana Paula Junqueira Kipnis, coordenadora do Núcleo de Laboratório – Prof Titular, IPTSP; Simone Gonçalves da Fonseca – pesquisadora IPTSP; Fabiola Souza Fiaccadori – pesquisadora IPTSP; Carolina Horta – pesquisadora- Faculdade de Farmácia, UFG; Sheila Araujo Teles – coordenadora do Núcleo de Recursos Humanos, Prof Titular, Faculdade de Enfermagem, UFG; José Alexandre Felizola Diniz Filho – coordenador do Núcleo de Modelagem – Prof Titular, Instituto de Ciências Biológicas (ICB) – UFG; e Marcelo Fouad Rabahi, coordenador do Núcleo de Ensaios Clínicos – Prof Titular, Faculdade de Medicina, UFG.

Fonte: FAPEG (Por: Ascom Fapeg)

Leia também

Em 23/06/2026

CONFAP, MCTI e CNPq assinam documento para estruturação de um Sistema Nacional de Popularização da Ciência

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) assinaram, nesta segunda-feira (22), o Termo de Execução Descentralizada (TED) do plano de trabalho que viabiliza a estruturação de um Sistema Nacional de Popularização da Ciência. […]

Em 22/06/2026

Lançada a Chamada CONFAP & WBI 2026 para apoio a projetos conjuntos de pesquisa e inovação entre Brasil e Bélgica

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), em parceria com a Wallonie-Bruxelles International (WBI), lançou, nesta segunda-feira (22), a Chamada CONFAP & WBI – Bélgica 2026, destinada ao financiamento de projetos conjuntos de pesquisa e inovação entre o Brasil e a Bélgica.  A iniciativa é realizada no âmbito do Memorando de […]

Em 22/06/2026

Startup oferece aluguel de abelhas para polinização de cafezais no estado do Rio de Janeiro

Voando de flor em flor, as abelhas são responsáveis pela polinização das diversas espécies vegetais e têm sido fundamentais ao longo da história para promover a variabilidade genética das plantas e a agricultura. Promovendo de forma inovadora essa tecnologia natural no estado do Rio de Janeiro, a startup Rent a Bee oferece um serviço inusitado: o aluguel de […]

Em 22/06/2026

Novo edital do Compete Minas oferece R$ 50 milhões para impulsionar a inovação tecnológica no setor produtivo

O programa Compete Minas vai ganhar uma nova edição. Lançado a quarta-feira (10/6), no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), em Belo Horizonte, o edital vai conceder R$ 50 milhões em recursos para financiar projetos de inovação tecnológica que aumentem a competitividade do setor produtivo mineiro. A iniciativa do Governo de Minas é coordenada […]

Em 19/06/2026

Paraná ganha cooperativa inédita para transformar ciência em negócios inovadores

O Paraná terá a primeira cooperativa científica do Brasil reunindo empresários e cientistas com o objetivo de transformar pesquisas acadêmicas em produtos e serviços para a população. A Cooperativa de Ciência, Tecnologia e Negócios Inovadores (CTNI Coop) foi lançada na terça-feira (9), no Palácio Iguaçu, com o objetivo de transformar conhecimento científico em novos negócios. […]