
O engajamento, a eficiência e a transparência na prestação de contas da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (Fapern) fizeram a fundação ser premiada no Índice de Cooperação nas Prestações de Contas (ICPC). A cerimônia de premiação ocorreu na quarta-feira (26), no auditório da Escola de Governo do Estado do Rio Grande do Norte.
Participaram do evento representando a Fapern, o Diretor Administrativo Financeiro Arthur César, o Diretor-Científico e Vice-Presidente, Ricardo Melo, a presidente da Unidade de Controle Interno, Luzinete Cesário e a Assessora Técnica, Lilian de Oliveira.
Com o objetivo de melhorar a prestação de contas e premiar os mais engajados, o índice classifica as instituições em categorias entre Diamante, Ouro, Prata e Bronze. A Fapern foi condecorada em duas categorias, nas classificações Ouro e Prata. O ICPC é uma ferramenta desenvolvida pela Controladoria-Geral do Estado do Rio Grande do Norte com o objetivo de auxiliar a supervisão da contribuição dos órgãos e Entidades do Estado.
O ICPC é um painel que apresenta um conjunto de informações, indicadores e métricas. A classificação é feita por meio de dois painéis distintos, um referente às Contas de Governo e outro referente às Contas de Gestão. As informações apresentadas e classificadas na ferramenta também desempenham um papel importante na promoção da transparência, controle e cumprimento do dever legal de prestar contas.
Arthur Cesar, Diretor Financeiro da Fapern, conta como é honroso para a fundação estar entre os órgãos que mais contribuem para o Governo do Estado em relação à prestação de contas. “O ICPC é também uma ferramenta importante para que cada órgão tenha responsabilidade quanto às contas do governo. A Fapern se dedica a cada dia a impulsionar a inovação no Estado e também em cuidar bem das contas para evitar ao máximo os possíveis erros e gerar um maior controle e transparência”, afirma.
Na categoria de Contas de Governo, a Fapern ocupa o 7º lugar, com classificação Ouro, Já na categoria de Contas de Gestão, a Fapern ocupa o 17º lugar, na classificação Prata. Segundo Arthur, “A Fapern continuará buscando melhores resultados, tanto em nosso objetivo principal, quanto na transparência das contas de gestão e de governo, contribuindo sempre para o Estado do Rio Grande do Norte”.
Apurando tecnicamente o cumprimento dos critérios estabelecidos, a Controladoria-Geral do Estado também atua na divulgação da ferramenta. Na construção e alimentação dos dados, o ICPC leva em consideração o fornecimento de informações no tempo esperado, o cumprimento das normas legais da construção de relatórios, a comunicação eficaz com a Controladoria, a participação dos treinamentos disponibilizados e a qualidade das informações prestadas.
Fonte: FAPERN (Por: Higor Silva/ Ascom Fapern)