| Em 22/05/2024

Na Itália, delegação do CONFAP se reúne com instituições em Bolonha para fortalecimento da Cooperação em Pesquisa & Inovação

Delegação do CONFAP com representantes do Tecnopolo de Bolonha CNR – (Foto: Divulgação CONFAP)

Nos dias 21 e 22 de maio, a delegação do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) que participa da Missão Internacional na Itália para Cooperação em Pesquisa & Inovação realizou agenda na cidade de Bolonha.

Tecnopolo de Bolonha CNR

No primeiro compromisso de terça-feira (21), a delegação brasileira foi recebida pelo presidente do Tecnopolo de Bolonha CNR, Vittorio Morandi, que apresentou as instalações e projetos desenvolvidos no local.

O Tecnopolo faz parte da Rede dos 10 Tecnopolos da região de Emília-Romagna, no norte da Itália. Possui mais de 6.000 metros quadrados de infraestrutura de pesquisa, laboratórios e equipamentos de última geração, e promove a inovação tanto nos sistemas industriais consolidados quanto nos emergentes. Os principais setores de referência incluem as indústrias manufatureiras de diversos campos, como automação, embalagens, equipamentos médicos, cosméticos, alimentos, monitoramento e remediação ambiental.

Na visita ao Tecnopolo o presidente do CONFAP, Odir Dellagostin, apresentou as ações de cooperação internacional executadas pelo CONFAP por meio das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), e apresentou dados do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação brasileiro.

Presidente do CONFAP, Odir Dellagostin, apresentou dados do ecossistema de CT&I brasileiro (Foto: Divulgação CONFAP)

Universidade de Bolonha

No segundo compromisso de terça-feira (21), a delegação do CONFAP realizou reunião na Universidade de Bolonha (UniBO), que é considerada uma das universidades mais antigas do mundo, tendo sido fundada em 1088.

A delegação reuniu-se com a pró-reitora de Relações Internacionais da UniBO, Raffaella Campaner, com a responsável pelo setor de Cooperação e Desenvolvimento da UniBO, Karin Pallaver, e com representantes para Relações Internacionais de diversos departamentos da universidade nas áreas de agricultura sustentável, inteligência artificial, energias renováveis, ciência dos materiais, meio ambiente, desenvolvimento sustentável e biodiversidade.

Na pauta do encontro, foram abordados temas como a cooperação em andamento entre o CONFAP e a UniBO no contexto do Programa Mobility CONFAP – Italy e perspectivas futuras; a possibilidade de ampliação da cooperação no contexto da iniciativa Amazônia+10, e outras iniciativas em parceria com os Estados brasileiros, também no contexto da cooperação que o CONFAP apoia junto a União Europeia e ao programa de pesquisa e inovação Horizon Europe.

Delegação do CONFAP em reunião com representantes da Universidade de Bolonha (UniBO) – (Foto: Divulgação CONFAP)

Na quarta-feira, 22 de maio, a delegação brasileira reuniu-se em Bolonha, com representantes da ART-ER: Attrattività Ricerca Territorio e da Confcooperative Emilia Romagna.

ART-ER: Attrattività Ricerca Territorio

Na primeira reunião da agenda do dia 22, na sede da ART-ER, os representantes do CONFAP foram recepcionados por Roberto Righetti, diretor da entidade.

Delegação do CONFAP com representantes da ART-ER: Attrattività Ricerca Territorio – (Foto: Divulgação CONFAP)

Righetti e sua equipe apresentaram os problemas enfrentados com as enchentes ocorridas na região da Emilia Romagna no ano passado, que convive com eventos climáticos extremos com períodos intercalados de enchentes e de secas.

O presidente do CONFAP, Odir Dellagostin, que também preside a FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul), apresentou a situação de calamidade pública que se encontra atualmente o estado do Rio Grande do Sul em razão das enchentes, e as discussões foram focadas em como concentrar esforços e investir na ciência e tecnologia para enfrentar esses desafios climáticos de forma conjunta. O fomento à pesquisas que possam gerar medidas de previsão e prevenção, e que busquem mitigar danos causados por eventos climáticos extremos, como os que ocorreram na Itália e agora ocorrem no Brasil, são pautas em comum que o CONFAP e a ART-ER podem trabalhar em cooperação.

Presidente do CONFAP, Odir Dellagostin, apresentou a situação de calamidade pública do estado do Rio Grande do Sul. Entidades podem trabalhar em cooperação em busca de soluções que mitiguem os danos causados por eventos climáticos extremos – (Foto: Divulgação CONFAP)

A equipe da ART-ER também apresentou aos brasileiros os clusters que a entidade concentra esforços na Itália, em áreas como saúde, inovação, construção civil, tecnologia verde, agroalimentar e Big Data. 

Confcooperative Emilia Romagna

No segundo compromisso da agenda do dia 22, a delegação do CONFAP esteve na sede da Confcooperative Emilia Romagna e foi recepcionada pelo diretor regional Pierlorenzo Rossi e pelo presidente Mauro Neri.

A Emilia Romagna, localizada no norte da Itália, é a região que possui mais cooperativas em todos os setores, especialmente na agricultura. A Confcoopertive, em nível nacional, possui 15.000 cooperativas associadas.

Durante a reunião, foram discutidas perspectivas de colaboração e ocorreu a troca de experiências em temas relacionados as cooperativas, entre o Brasil e a Região da Emilia Romagna.

Reunição com representantes da Confcooperative Emilia Romagna – (Foto: Divulgação CONFAP)

Delegação brasileira

A delegação brasileira organizada pelo CONFAP que participa da Missão Internacional é composta por: Odir Dellagostin – presidente do CONFAP e da FAPERGS (Rio Grande do Sul); Márcio de Araújo Pereira –  vice-presidente do CONFAP e presidente da FUNDECT (Mato Grosso do Sul); Marcel do Nascimento Botelho – presidente da FAPESPA (Pará) e diretor da Regional Norte do CONFAP; Marcos de Sá Fernandes da Silva – presidente da FAPEMAT (Mato Grosso) e diretor da Regional Centro-Oeste do CONFAP; Handerson Leite – presidente da FAPESB (Bahia); Maria Zaira Turchi – coordenadora do Projeto Internacional CT&I (Top Managers) da Fundação Araucária (Paraná) e ex-presidente do CONFAP; Elton Siqueira Moura – diretor de Inovação da FAPES e Lucia Aparecida de Queiroz Araújo – diretora Administrativo-Financeira da FAPES (Espírito Santo); Cristiano Capovilla – diretor Científico da FAPEMA (Maranhão) e Elisa Natola – assessora para Cooperação Internacional do CONFAP. 

A Missão na Itália para Cooperação em Pesquisa & Inovação é organizada pelo CONFAP e tem o apoio da Embaixada do Brasil em Roma, do Programa Diplomacia da Inovação (PDI) do Itamaraty e da Embaixada da Itália no Brasil.

Acesse aqui a cobertura fotográfica da Missão Internacional do CONFAP na Itália. 

Assessoria de Comunicação do CONFAP

Leia também

Em 18/09/2024

Fapern apoia: Lançamento de livro sobre Desertificação na Bacia do Apodi-Mossoró

Na terça-feira (10), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi palco do lançamento do livro “Suscetibilidade à Desertificação na Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró”. O evento ocorreu durante a Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (Plandites), no campus de Pau dos Ferros, e destacou […]

Em 18/09/2024

Funcap lança em parceria com a Finep edital do Programa Tecnova/CE III

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), órgão vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), lançou no dia 11 de setembro, o edital nº 10/2024 – Tecnova/CE III. Realizado em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Governo Federal, ele tem […]

Em 18/09/2024

Programa Ganhando o Mundo da Ciência abre inscrições para mobilidade acadêmica no Japão

Estão abertas, até o dia 15 de outubro, as inscrições para o Programa Ganhando o Mundo da Ciência para mobilidade acadêmica na Universidade Provincial de Kyoto (KPU), no Japão. São até duas vagas para estudantes de graduação e até duas vagas para pós-doutorado. A iniciativa é resultado do acordo de cooperação assinado entre a Fundação Araucária, Secretaria […]

Em 18/09/2024

FAPEMIG assina acordo de cooperação científica com a FAPESP

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) firmaram um acordo de cooperação científica e tecnológica que irá viabilizar o lançamento de chamadas futuras, o apoio a projetos, programas e outras iniciativas até setembro de 2029. O documento […]

Em 13/09/2024

Mais pesquisadores mineiros serão beneficiados com bolsas de produtividade

Em agosto, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) assinaram novo Acordo de Cooperação Técnica com foco nas Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ). A parceria foi anunciada durante o seminário em comemoração aos 39 anos da FAPEMIG, realizado no último dia 28. Por […]

Em 12/09/2024

Metodologia permite testar de forma remota a mobilidade e a força muscular de idosos com demência

Pesquisa conduzida na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) mostrou que é possível adaptar testes de mobilidade funcional e de força muscular para que sejam realizados no ambiente doméstico, de forma remota. A proposta é atender pessoas idosas com demência por telessaúde, a partir de um protocolo que envolve o treinamento de cuidadores e a […]