| Em 10/04/2024

Fundação Araucária vai investir R$ 15 milhões em projetos de Inteligência Artificial das empresas

(Foto: Sociedade Rural do Paraná)

Cada vez mais presente no mundo dos negócios, a inteligência artificial (IA) é uma das tecnologias com maior impacto nas empresas. Com o objetivo de incentivar o uso de IA nas empresas paranaenses, foi lançado nesta terça-feira (9) durante a Expolondrina, o programa HUB X IA. Um modelo inovador de apoio e incentivo à inteligência artificial para empresas, que terá o investimento de R$ 15 milhões do Governo do Paraná, por meio da Fundação Araucária.

Resultado de uma parceria com o Tecpar, Federação das Indústrias do Paraná e o Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação, a primeira unidade HUBX em IA funcionará na sede do instituto, em Londrina.

“Mais do que nunca percebemos a IA como uma tecnologia pervasiva a várias áreas de desenvolvimento econômico e social. Este programa é mais um ativo para aumento da competitividade do Estado do Paraná por meio da ciência, tecnologia e inovação”, destacou o presidente da Fundação Araucária Ramiro Wahrhaftig.

Com o conceito de hélice quádrupla de cooperação (governo, academia, empresas e sociedade civil organizada), a iniciativa é inspirada na Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) um modelo nacional de fomento para apoiar a inovação nas indústrias. No caso do Paraná, o HUBX IA disponibilizará recursos em fluxo contínuo por pelo menos cinco anos e, nesse período, as empresas poderão propor seus projetos em IA que serão selecionados e acompanhados pelo programa.

“No HUBX IA teremos como prioridade a aplicação de IA na indústria, no comércio e nos serviços e, mais especificamente, nas áreas do agronegócio, da saúde, da biotecnologia, das energias renováveis e das cidades inteligentes. Buscamos com esta iniciativa contribuir, cada vez mais, para um Estado moderno, inovador e referência em desenvolvimento sustentável”, enfatizou o diretor de ciência, tecnologia e inovação da Fundação Araucária Luiz Márcio Spinosa.

Os projetos inovadores selecionados dentro do programa, terão fomento que pode variar de 40 a 60% do valor da proposta, o restante será a contrapartida das empresas.

O presidente do Tecpar, Celso Kloss, ressaltou a importância do programa para aumentar a competitividade no setor de inteligência artificial. “Busca-se agilizar o atendimento e o apoio às empresas do Paraná para que possam implementar e desenvolver novos produtos com base na IA. Desta forma o Paraná se mantém na liderança entre os estados que estão investindo para que esta tecnologia contribua com a qualidade de vida não só da sua população mas de toda a população brasileira. Importante destacar a participação do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) que está agilizando a articulação deste processo”, disse.

Segundo Cristianne Cordeiro, uma das idealizadoras do programa e assessora de relações institucionais da Fundação Araucária, além de apoiar as empresas o HUBX IA também vai atrair novas empresas. “Porque ao verem o Paraná como grande ativo e importante local para o desenvolvimento, mais empresas vão se interessar em se instalar no estado. Esta iniciativa reforça o que o Estado tem colocado para nós de reforçar e potencializar o posicionamento do Paraná como inovador e conectado com as demandas de suas cadeias produtivas”, observou Cristianne.

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, enfatizou a participação da agroindústria no programa. “É inevitável que a gente evolua no uso de ferramentas diferentes das que usávamos nos tempos analógicos. Com certeza toda a indústria ligada ao agro estará presente nessa iniciativa. A agroindústria representa uma força econômica muito relevante no Paraná”, disse o secretário.

Mais informações sobre o funcionamento do programa e submissão de projetos serão divulgadas nos próximos dias no site www.fappr.pr.gov.br .

Presenças: Participaram da cerimônia de lançamento do Programa HUBX IA o presidente da FIEP Edson Vasconcelos, Simone Cogo diretora de tecnologia e inovação do Tecpar, o presidente da Sociedade Rural do Paraná Marcelo El-Kadre, e o presidente da Agência Agropecuária do Paraná Otamir Martins. 

Fonte: Fundação Araucária (Por: Ascom-FA)

Leia também

Em 18/09/2024

Fapern apoia: Lançamento de livro sobre Desertificação na Bacia do Apodi-Mossoró

Na terça-feira (10), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi palco do lançamento do livro “Suscetibilidade à Desertificação na Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró”. O evento ocorreu durante a Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (Plandites), no campus de Pau dos Ferros, e destacou […]

Em 18/09/2024

Funcap lança em parceria com a Finep edital do Programa Tecnova/CE III

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), órgão vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), lançou no dia 11 de setembro, o edital nº 10/2024 – Tecnova/CE III. Realizado em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Governo Federal, ele tem […]

Em 18/09/2024

Programa Ganhando o Mundo da Ciência abre inscrições para mobilidade acadêmica no Japão

Estão abertas, até o dia 15 de outubro, as inscrições para o Programa Ganhando o Mundo da Ciência para mobilidade acadêmica na Universidade Provincial de Kyoto (KPU), no Japão. São até duas vagas para estudantes de graduação e até duas vagas para pós-doutorado. A iniciativa é resultado do acordo de cooperação assinado entre a Fundação Araucária, Secretaria […]

Em 18/09/2024

FAPEMIG assina acordo de cooperação científica com a FAPESP

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) firmaram um acordo de cooperação científica e tecnológica que irá viabilizar o lançamento de chamadas futuras, o apoio a projetos, programas e outras iniciativas até setembro de 2029. O documento […]

Em 13/09/2024

Mais pesquisadores mineiros serão beneficiados com bolsas de produtividade

Em agosto, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) assinaram novo Acordo de Cooperação Técnica com foco nas Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ). A parceria foi anunciada durante o seminário em comemoração aos 39 anos da FAPEMIG, realizado no último dia 28. Por […]

Em 12/09/2024

Metodologia permite testar de forma remota a mobilidade e a força muscular de idosos com demência

Pesquisa conduzida na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) mostrou que é possível adaptar testes de mobilidade funcional e de força muscular para que sejam realizados no ambiente doméstico, de forma remota. A proposta é atender pessoas idosas com demência por telessaúde, a partir de um protocolo que envolve o treinamento de cuidadores e a […]