| Em 06/03/2024

FAPT assina termo de outorga dos bolsistas de pesquisa e extensão científica para gerenciamento de recursos hídricos

Assinatura do Termo de Outorga para bolsistas – (Foto: Walker Ribeiro/ Governo do Tocantins)

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins) assinaram nesta terça-feira, 05, o Termo de Outorga dos bolsistas selecionados no edital destinado à pesquisa e extensão para executar ações de gerenciamento de recursos hídricos.

Onze bolsistas de pesquisa e extensão de nível superior, assinaram o contrato para executar ações de gerenciamento de recursos hídricos, no âmbito do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão III) no Estado do Tocantins.

“A Fapt é um órgão que fomenta a pesquisa,  ciência, tecnologia, a inovação e é nosso papel desenvolver esse trabalho junto aos diversos órgãos do estado de propriedade. Quando a gente desenvolve essa parceria com a Semarh e o Naturatins, eu fico realmente muito feliz, pois é a área ambiental, especialmente em recursos indígenas, que é fundamental para o desenvolvimento social do Tocantins”, pontou  Germana Pires, presidente da Fapt, reforçando a importância da pesquisa para a garantia de um futuro.

Do total de onze profissionais contratados, cinco vão atuar na Diretoria de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, cinco na Gerência de Controle e Uso dos Recursos Hídricos do Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins) e um na Diretoria de Ciência e Tecnologia da (Fapt).

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, destacou a importância da chegada dos bolsistas em um momento crucial para a pasta por estar recebendo recursos oriundos da venda de créditos de carbono que irão revolucionar a política ambiental do Estado. “A chegada de vocês irá valorizar ainda mais este momento”, comemorou, complementando que “os bolsistas irão encontrar um ambiental totalmente organizado e com muito trabalho a ser executado”.

O presidente do Naturatins, Renato Jaime, reforçou a importância da celebração da parceria e focada em pesquisa e extensão na área ambiental. “Não tem desenvolvimento no Estado sem ciência e tecnologia e educação. Nós não vamos conseguir avançar se a gente não investir em pesquisa. As grandes nações fizeram isso, as grandes empresas fazem isso e esse é o caminho! A gente precisa estudar mais para melhorar, a gente precisa entender mais as nossas ideias, conhecer nossos recursos naturais e essa é uma oportunidade para proporcionar avanços”.

Edital 

O edital é fruto de um Termo de Execução Descentralizada (TED) na ordem de R$ 411.550,00 (quatrocentos e onze mil e quinhentos e cinquenta reais) assinado entre a Fundação e Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

Na Semarh, os profissionais vão trabalhar na construção de uma Plataforma digital para disponibilizar o banco de dados quali-quantitativo dos recursos hídricos no Estado. Já no Naturatins, vão trabalhar com o instrumento da outorga e a Fapt vai atuar com o acompanhamento e monitoramento das atividades realizadas pelos bolsistas nos dois órgãos ambientais.

Uma das bolsistas selecionadas para atuar no Naturatins, Telma Maria, falou da expectativa em somar ao programa de atendimento a projetos hídricos do Estado. “Trabalhar numa área que é tão demandada, no Estado, que é o recurso hídrico é muito bom e a gente entra para agregar.  Não só na pesquisa, mas também no trabalho técnico. A gente sabe que tem uma grande demanda, mas estamos aqui para somar”, pontuou a engenheira ambiental.

 

Fonte: FAPT (Por: Najara Barros/ Ascom Fapt)

 

SIGA O CONFAP NAS REDES SOCIAIS:  

Facebook Instagram Linkedin Plataforma X YouTube

Leia também

Em 18/09/2024

Fapern apoia: Lançamento de livro sobre Desertificação na Bacia do Apodi-Mossoró

Na terça-feira (10), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi palco do lançamento do livro “Suscetibilidade à Desertificação na Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró”. O evento ocorreu durante a Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (Plandites), no campus de Pau dos Ferros, e destacou […]

Em 18/09/2024

Funcap lança em parceria com a Finep edital do Programa Tecnova/CE III

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), órgão vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), lançou no dia 11 de setembro, o edital nº 10/2024 – Tecnova/CE III. Realizado em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Governo Federal, ele tem […]

Em 18/09/2024

Programa Ganhando o Mundo da Ciência abre inscrições para mobilidade acadêmica no Japão

Estão abertas, até o dia 15 de outubro, as inscrições para o Programa Ganhando o Mundo da Ciência para mobilidade acadêmica na Universidade Provincial de Kyoto (KPU), no Japão. São até duas vagas para estudantes de graduação e até duas vagas para pós-doutorado. A iniciativa é resultado do acordo de cooperação assinado entre a Fundação Araucária, Secretaria […]

Em 18/09/2024

FAPEMIG assina acordo de cooperação científica com a FAPESP

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) firmaram um acordo de cooperação científica e tecnológica que irá viabilizar o lançamento de chamadas futuras, o apoio a projetos, programas e outras iniciativas até setembro de 2029. O documento […]

Em 13/09/2024

Mais pesquisadores mineiros serão beneficiados com bolsas de produtividade

Em agosto, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) assinaram novo Acordo de Cooperação Técnica com foco nas Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ). A parceria foi anunciada durante o seminário em comemoração aos 39 anos da FAPEMIG, realizado no último dia 28. Por […]

Em 12/09/2024

Metodologia permite testar de forma remota a mobilidade e a força muscular de idosos com demência

Pesquisa conduzida na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) mostrou que é possível adaptar testes de mobilidade funcional e de força muscular para que sejam realizados no ambiente doméstico, de forma remota. A proposta é atender pessoas idosas com demência por telessaúde, a partir de um protocolo que envolve o treinamento de cuidadores e a […]