| Em 15/01/2024

Novo diretor-geral da Fapes toma posse nesta segunda-feira (15)

(Foto: Ascom/Fapes)

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) conta com um novo diretor-geral na composição da diretoria executiva. O professor Rodrigo Varejão Andreão, mestre em Engenharia Elétrica, doutor em Otimização e Segurança de Sistemas e pós-doutor em Processamento de Sinais Biológicos, tomou posse no cargo de gestão, na manhã desta segunda-feira (15), no auditório da Fundação, em Vitória.

Colaboradores da Fapes, reitores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), além de conselheiros do Conselho Científico-Administrativo da Fundação (CCAF) e representantes de instituições parceiras, participaram da cerimônia de posse.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, foi designado para, em nome do governador do Estado, Renato Casagrande, dar posse ao novo diretor-geral da Fapes. Na oportunidade, o secretário fez uma breve explanação de como está a dinâmica da ciência e da inovação capixaba e destacou o trabalho do ex-diretor-geral, Denio Arantes, à frente da Fapes.

“Estamos em um Estado que tem um governador que oferta possibilidades valorosas àqueles que têm criatividade para assumir ações novas, desde que elas se encaixem no modelo de governança do Governo do Espírito Santo, que é referência para o Brasil. Repito as palavras do governador Casagrande: ‘o Denio está indo embora porque ele quer’. Um grande profissional que desejamos sucesso em sua nova caminhada e agradecemos por seu trabalho e dinâmica em conduzir uma instituição tão importante para o futuro do nosso Estado como é a Fapes”, salientou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

“Também sei que o trabalho e o esforço de Denio (Arantes) terá continuidade com a gestão de Rodrigo Varejão, que é um entusiasta da área da ciência e da inovação. Obrigado Dênio e seja bem-vindo Rodrigo!”, acrescentou Lamas.

Denio Arantes, agora ex-diretor-geral da Fapes, falou da gratidão por ter gerido a Fundação. “A Fapes foi um momento muito especial da minha vida e eu gostei muito de trabalhar aqui. Acredito que é uma instituição especial, com grande expressão no desenvolvimento do Estado por investir em áreas tão fundamentais para a expansão de uma sociedade”, frisou.

“Estou saindo para uma nova fase da minha vida, mas no meu lugar está entrando o Rodrigo (Varejão), que, com toda certeza, tem a competência necessária para alavancar mais ainda a Fapes e o Espírito Santo. Muito obrigado governador pela confiança na minha gestão e obrigado a equipe Fapes por tantas conquistas”, completou Arantes.

Rodrigo Varejão é mestre em Engenharia Elétrica, doutor em Otimização e Segurança de Sistemas e pós-doutor em Processamento de Sinais Biológicos. (Foto: Ascom/Fapes)

O novo diretor-geral, Rodrigo Varejão, discursou sobre suas expectativas à frente da Fundação. “Me sinto muito honrado em assumir a diretoria da Fapes por tudo que a Fundação representa para o desenvolvimento da pesquisa científica, tecnológica e da inovação. A Fapes se tornou o principal fomentador de ações de Ciência, Tecnologia e Inovação do Espírito Santo. E isso graças ao compromisso e reconhecimento que o Governo do Estado tem na área, por meio do volume de recursos voltados para essa finalidade. Então, nós já temos um ano pela frente com muito trabalho, ótimas perspectivas e preparando o nosso Estado para um futuro de crescimento e sucesso”, salientou.

Quem é Rodrigo Varejão?

O novo diretor-geral da Fapes tem graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), mestrado em Engenharia Elétrica pela Unicamp (2000), doutorado em Optimisation et Sûreté des Systèmes (Otimização e Segurança de Sistemas) pelo Institut National Des Télécommunications (2004), na França, e pós-doutorado em Processamento de Sinais Biológicos (2006).

Foi diretor do Polo de Inovação do Ifes – Campus Vitória; membro permanente do Programa de Mestrado Profissional em Tecnologias Sustentáveis, e bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Também foi membro do CCAF e tem 16 anos de experiência como docente, atuando em mais de 20 disciplinas de cursos técnico integrado com o Ensino Médio, técnico subsequente, graduação, pós-graduação lato-sensu e strictu-sensu nas áreas de eletrônica, telecomunicações, processamento de sinais e aprendizado de máquina. Representou a Rede Federal na Câmara da Indústria 4.0, no GT Capital Humano.

Conta com experiência na execução de projetos em parceria com instituições públicas e privadas, e no desenvolvimento de projetos de inovação com empresas de base tecnológica, além de desenvolver projetos de pesquisa na área de Telemedicina desde 2001 e pesquisas fazendo uso de Métodos de Aprendizado de Máquina e Processamento de Sinais desde 1998.

 

Fonte: FAPES (Por: Samantha Nepomuceno/Ascom Fapes)

 

SIGA O CONFAP NAS REDES SOCIAIS:  

    

Leia também

Em 22/06/2026

Lançada a Chamada CONFAP & WBI 2026 para apoio a projetos conjuntos de pesquisa e inovação entre Brasil e Bélgica

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), em parceria com a Wallonie-Bruxelles International (WBI), lançou, nesta segunda-feira (22), a Chamada CONFAP & WBI – Bélgica 2026, destinada ao financiamento de projetos conjuntos de pesquisa e inovação entre o Brasil e a Bélgica.  A iniciativa é realizada no âmbito do Memorando de […]

Em 22/06/2026

Startup oferece aluguel de abelhas para polinização de cafezais no estado do Rio de Janeiro

Voando de flor em flor, as abelhas são responsáveis pela polinização das diversas espécies vegetais e têm sido fundamentais ao longo da história para promover a variabilidade genética das plantas e a agricultura. Promovendo de forma inovadora essa tecnologia natural no estado do Rio de Janeiro, a startup Rent a Bee oferece um serviço inusitado: o aluguel de […]

Em 22/06/2026

Novo edital do Compete Minas oferece R$ 50 milhões para impulsionar a inovação tecnológica no setor produtivo

O programa Compete Minas vai ganhar uma nova edição. Lançado a quarta-feira (10/6), no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), em Belo Horizonte, o edital vai conceder R$ 50 milhões em recursos para financiar projetos de inovação tecnológica que aumentem a competitividade do setor produtivo mineiro. A iniciativa do Governo de Minas é coordenada […]

Em 19/06/2026

Paraná ganha cooperativa inédita para transformar ciência em negócios inovadores

O Paraná terá a primeira cooperativa científica do Brasil reunindo empresários e cientistas com o objetivo de transformar pesquisas acadêmicas em produtos e serviços para a população. A Cooperativa de Ciência, Tecnologia e Negócios Inovadores (CTNI Coop) foi lançada na terça-feira (9), no Palácio Iguaçu, com o objetivo de transformar conhecimento científico em novos negócios. […]