O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDEC-RN) e da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (Fapern), lançou edital que pretende selecionar propostas de Pesquisa Aplicada com vistas à atuação no planejamento e acompanhamento estratégico que possibilitem aplicação dos recursos por territórios da cidadania em todo o Estado do RN. De acordo com o edital nº 16/2023 serão concedidas duas (02) bolsas, sendo uma bolsa na área de Ciências Contábeis e uma na área de Geografia.
Os interessados em participar do processo seletivo devem realizar a inscrição de 29 de novembro até 03 de dezembro de 2023. O formulário de inscrição está disponível no site www.fapern.rn.gov.br e deve ser enviado junto aos documentos exigidos no edital.
As propostas de pesquisa aplicada devem contribuir com a execução dos eixos do Programa Estratégico de Pesquisa Aplicada em Ambientes Inovadores no RN, com especial atenção à Ciência na Educação Básica, no sentido de orientar a coordenação do Programa Estratégico e os Ordenadores de Despesa da FAPERN, com o fim de garantir que os recursos sejam aplicados nos territórios mais socialmente fragilizados, buscando superar as assimetrias regionais e intraterritoriais.
Os pesquisadores-bolsistas atuarão na FAPERN propondo soluções para problemas reais na execução dos projetos junto aos territórios da cidadania e às escolas da educação básica, em particular, na distribuição dos recursos, com acompanhamento por ICTIs e/ou escolas e/ou regionais de educação e/ou municípios e/ou territórios da cidadania.
Cada pesquisador-bolsista receberá uma bolsa mensal de R$ 2,5 mil. A vigência da bolsa é de 24 meses, podendo ser prorrogada por igual período.
O edital completo está disponível no site da FAPERN: www.fapern.rn.gov.br
Fonte: FAPERN (Por: Ascom Fapern, com adaptações)
SIGA O CONFAP NAS REDES SOCIAIS: