O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e a Universidade de Turim (UniTO), da Itália, assinaram na terça-feira, 3 de outubro, em Brasília, Memorando de Entendimento para promover a Cooperação Internacional entre a universidade italiana e as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) brasileiras, no âmbito da Iniciativa Amazônia+10.
O Memorando de Entendimento foi assinado na Embaixada da Itália em Brasília pelo vice-presidente do CONFAP, Márcio de Araújo Pereira, e pelo reitor da Universidade de Turim, Stefano Geuna.
Participaram da cerimônia de assinatura pelo lado italiano, o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, o adido científico da Embaixada da Itália em Brasília, Fabio Naro, a vice-reitora de Pesquisa do Departamento de Química da UniTO, Cristina Prandi, o vice-reitor de Pesquisa Biomédica Alessandro Vercelli e a professora Marina Boido, ambos do Departamento de Neurociências “Rita Levi Montalcini” da UniTO, a professora do Departamento de Ciências Agrárias, Florestais e Alimentares da UniTO, Luisella Celi, a professora do Departamento de Ciências da Vida e Biologia de Sistemas da UniTO, Giovanna Cristina Varese, o consultor da UniTO para o “Projeto Brasil”, Federico Carli, e a assessora da Reitoria da UniTO para projetos internacionais, Mariasilvia Ciola.
Pelo lado brasileiro estiveram presentes o presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior e a assessora para Cooperação Internacional do CONFAP, Elisa Natola.
Universidade de Turim
A Universidade de Turim é uma das mais antigas e prestigiadas universidades italianas. Com mais de 79.000 estudantes e 120 edifícios em diferentes áreas de Turim e em locais estratégicos na região de Piemonte, no norte da Itália.
A UniTO é hoje uma das maiores universidades italianas, realiza pesquisas científicas e organiza cursos em todas as disciplinas, exceto Engenharia e Arquitetura. Está entre as 300 melhores universidades do mundo e entre as 5 melhores da Itália.
Saiba mais sobre a UniTO em: https://en.unito.it
Iniciativa Amazônia+10
A Iniciativa Amazônia+10 é um projeto do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (CONSECTI) e tem a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A iniciativa tem como objetivo apoiar a pesquisa e a inovação tecnológica na Amazônia Legal, promovendo a interação natureza-sociedade e o desenvolvimento sustentável e inclusivo da região.
A iniciativa aspira promover ações convergentes de CT&I que fortaleçam diretrizes, eixos e proposituras do Planejamento Estratégico de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, visando superar obstáculos para o reflorestamento de áreas degradadas, o desenvolvimento de atividades agrícolas de baixa emissão de gases de efeito estufa, a agregação de valor nas cadeias produtivas da bioeconomia, a geração de alimentos, a produção de fármacos, a geração de energia limpa etc., e a garantia de acesso a serviços básicos para as populações que habitam na região.
Saiba mais sobre a Iniciativa Amazônia+10 em: www.amazoniamaisdez.org.br
Assessoria de Comunicação do CONFAP
SIGA O CONFAP NAS REDES SOCIAIS: