| Em 23/08/2022

Docentes do Rio Grande do Norte recebem auxílio para qualificação acadêmica internacional

(Crédito Foto: Alexandre Matos)

Pesquisar e comparar a transformação social, por meio da música, de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no Rio Grande do Norte e no Canadá, é o que motivou o professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Andersonn Henrique Araújo, de 35 anos, a fazer doutorado sanduíche na Faculdade de Música Don Wright, em London, município de Ontário, no Canadá.

A pesquisa tem apoio de custeio, deslocamento e instalação da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (FAPERN), através do programa RN de Qualificação Acadêmica Internacional. Ao todo, serão contemplados, no edital 13/22, 20 estudantes para realizar graduação e pós-graduação no exterior, com auxílio de até R$ 30 mil.

O professor Andersonn Araújo, que é licenciado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, acredita que é possível mudar o trajeto de vida de crianças que estão em situação de vulnerabilidade social utilizando o ensino da música como método.

“As pessoas falam muito sobre a música como ferramenta de transformação, mas pouco sobre como isso se operacionaliza no cotidiano. Foi aí que percebi uma lacuna para observar alguns aspectos específicos da música como transformação social”, explica Andersonn Araújo.

Atuar e pesquisar sobre a mudança de vida de pessoas representa a colaboração de Andersonn Araújo para a transformação social do mundo, é o que afirma a diretora-presidenta da FAPERN, professora doutora Lúcia Pessoa. Para ela, é de grande valia a FAPERN custear uma parte do orçamento para a realização de uma pesquisa que tem responsabilidade social.

Araújo colabora, também, com o ensino da música e transformação social, além da UERN, na comunidade da África, no bairro da Redinha, em Natal.  A busca pela mudança social das pessoas em vulnerabilidade teve início ainda na graduação, quando Andersonn Araújo participou de projetos sociais e voluntários e, assim, ampliou seus conhecimentos no mestrado.

Programa RN de Qualificação Acadêmica Internacional

O programa RN de Qualificação Acadêmica Internacional tem como objetivo apoiar estudantes, que são residentes do Rio Grande do Norte ou que estudaram em uma instituição potiguar, a realizar graduação e pós-graduação no exterior. O apoio é por meio de auxílio financeiro para despesas de custeio, deslocamento e instalação, a fim de incentivar o intercâmbio científico e a qualificação acadêmica do Brasil.

Andersonn Araújo reside em Mossoró, município da região Oeste potiguar. Além disso, nasceu em Natal, capital do RN. Araújo também é egresso da graduação de Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) norte-rio-grandense, a UFRN.

As inscrições para participar do programa estão abertas em fluxo contínuo, de 13 de julho de 2022 até 13 de julho de 2023. Os interessados poderão submeter suas propostas para o e-mail intercambiofapern@gmail.com, encaminhando a documentação exigida no edital 13/2022.

 

Fonte: FAPERN (Por Allan Almeida / Comunicação FAPERN, com modificações)

 

SIGA O CONFAP NAS REDES SOCIAIS:  

    

Leia também

Em 20/11/2024

Projeto que documenta o patrimônio arqueológico de Roraima é selecionado para a Iniciativa Amazônia+10

Roraima abriga tesouros que, por vezes, permanecem ocultos no solo amazônico. Neste contexto, o Dia da Cultura e Ciência, comemorado na terça-feira, 5, reforça a preservação do conhecimento local por intermédio do projeto “Inventário e Documentação do Patrimônio Arqueológico de Roraima”. Fomentado pela Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima) por meio […]

Em 19/11/2024

Goiás inaugura Centro de Excelência em Segurança Hídrica do Cerrado na UEG

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), em parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG), lançou o Centro de Excelência em Segurança Hídrica do Cerrado (Cehidra Cerrado), o oitavo do estado. Com sede no Câmpus Central da UEG, em Anápolis, o projeto conta com um investimento de R$ 15 milhões […]

Em 19/11/2024

Fapergs e IEL lançam o Programa Cientista na Indústria

Na segunda-feira (04) a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) em parceria com o Núcleo Regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), lançou o edital Programa Cientista na Indústria, com o objetivo de selecionar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com a inserção de recursos humanos nas indústrias […]

Em 19/11/2024

Governo da Paraíba lança edital do Circuito Game Dev Quest e incentiva entusiastas e desenvolvedores de jogos digitais

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) e em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), lançou, na terça-feira (12), o edital do Game Dev Quest, um circuito voltado para o desenvolvimento de jogos digitais independentes (jogos indie). […]

Em 19/11/2024

Energia Limpa: Investimentos da FAPEMA aceleram pesquisas em fontes renováveis

O Governo do Maranhão, por meio da FAPEMA, está impulsionando a diversificação energética e a sustentabilidade com investimentos significativos em pesquisas sobre energias renováveis. O apoio ao Instituto Nacional de Energias Oceânicas e Fluviais (INEOF), sediado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), está fortalecendo o desenvolvimento de tecnologias para explorar energias renováveis de origem marinha […]

Em 19/11/2024

Presidente do CONFAP é eleito membro da Academia Mundial de Ciências (TWAS) 

A Academia Mundial de Ciências para o Avanço da Ciência nos Países em Desenvolvimento (TWAS, na sigla em inglês) anunciou na quinta-feira (14), seus novos membros eleitos para tomarem posse a partir de 1º de janeiro de 2025.  Entre os 74 novos membros eleitos está o presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo […]