| Em 25/09/2016

Pernambuco lança primeiro curso de automação industrial com realidade virtual do mundo

A Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado (FACEPE), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (SEBRAE) apoiaram a criação do primeiro curso “gameficado” de automação industrial na prática do mundo. Com uma fábrica virtual em ambiente 3D, o aluno enfrenta desafios e vivencia situações reais da indústria que irão prepará-lo para o mercado de trabalho.

[cml_media_alt id='10886']lab-com-realidade-virtual[/cml_media_alt]

 

O curso é oferecido pela Mekatronik, em parceria com a Fast Soluções, no idioma português e breve será lançado em espanhol e inglês. A empresa construiu uma plataforma virtual onde o aluno é tratado como se estivesse em uma indústria e, semanalmente, recebe demandas de desenvolvimento de projetos e resolução de problemas em máquinas. O nível de dificuldade dos desafios aumenta à medida em que o aluno progride, automatizando diferentes máquinas e processos, modelando sistemas, interpretando diagramas elétricos, desenvolvendo softwares de CLPs, implementando melhorias, entre outros.

Podem participar estudantes de curso técnico, superior e profissionais da área de automação, elétrica, eletrônica, mecânica e produção. A duração é de quatro meses e, ao final do curso, o aluno recebe o certificado de participação que contempla os projetos que ele desenvolveu e as competências que adquiriu, além de um link online para anexar no currículo. A Mekatronik oferece uma promoção de lançamento e os interessados podem se registrar através do link: http://www.automacaoindustrialnapratica.com.

Outras informações: O curso online já tem alunos em todo o Brasil, além das parcerias com a POLI/UPE, a UFPE e o SENAI/PE que apoiam essa inovação e utilizam a plataforma em disciplinas dos seus cursos na área de automação.

 

Fonte: Ascom FACEPE

Leia também

Em 19/05/2025

Divulgado o resultado da Chamada do Programa de Ações Marie Sklodowska-Curie Intercâmbio de Pessoal 2024

O programa de Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA) publicou, na terça-feira (6), o resultado da Chamada – Marie Skłodowska-Curie Intercâmbio de Pessoal 2024, vinculada ao programa europeu de apoio à Pesquisa e Inovação Horizon Europe, que conta com o apoio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). Entre as ações apoiadas pelas […]

Em 19/05/2025

Projeto Lietro: Acessibilidade e Inclusão na Educação do DF

A inclusão e acessibilidade é um desafio que está no centro de uma iniciativa pioneira da Universidade de Brasília (UnB), com fomento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).  O projeto Lietro está transformando a educação para crianças e adolescentes com dificuldades de comunicação e aprendizado. A iniciativa busca tornar as escolas mais inclusivas […]

Em 16/05/2025

Pesquisa apoiada pela Fapesq destaca a importância em refletir e agir contra o racismo na infância

Projeto de pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) mapeou, analisou e propôs caminhos para o enfrentamento do racismo nas práticas educativas voltados, sobretudo, à formação de profissionais da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, no estado da Paraíba. A pesquisa integrou o Programa Primeiros Projetos – PPP, com apoio do Governo […]

Em 15/05/2025

Com mais de R$ 107 milhões, Governo de Santa Catarina apoia a formação de novos mestres, doutores e pós-doutores

O incentivo do Governo de Santa Catarina à formação de mestres, doutores e pós-doutores para colaborar com o desenvolvimento do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) do Estado ultrapassou R$ 107 milhões com o lançamento de três editais pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) nesta semana. […]