| Em 15/09/2016

Workshop destaca temas relacionados à Ciência da Informação

O ambiente digital, seus desafios e oportunidades serão debatidos por especialistas do Brasil, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, França e Portugal reunidos no XI Workshop Internacional em Ciência da Informação (WICI). Na programação, oficinas, mesas-redondas e palestras colocam em discussão diferentes perspectivas sob o tema Documentos Digitais: gestão, preservação e acesso.

A abertura, realizada na segunda-feira (12), teve a participação da pesquisadora Nathalie Mallet-Poujol, do Centre National de la Recherche Scientifique, maior órgão público de pesquisa científica na França. A convidada falou sobre Internet e direito ao esquecimento digital. O encontro vai até o dia 15 e a programação completa está disponível no site da Faculdade de Ciência da Informação (FCI).

[cml_media_alt id='10713']workshop-wici[/cml_media_alt]

“Todos os palestrantes vão falar sobre documentos digitais, mas com diferentes enfoques em documentos de arquivo, de biblioteca, de museus. O objetivo é trazer para a UnB o ambiente digital e nossa responsabilidade enquanto profissionais da informação”, explica Eliane Braga de Oliveira, docente da Faculdade de Ciência de Informação e presidente da comissão organizadora do XI WICI.

SOBRE – Iniciado em 2006, o WICI é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da FCI, e conta com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). Nesta edição, o evento celebra também os 25 anos do curso de Arquivologia.

O WICI promove o debate sobre temas contemporâneos pertinentes à Ciência da Informação e a outras disciplinas com as quais dialoga em uma perspectiva interdisciplinar. Tem como objetivo também proporcionar o contato de alunos e professores com especialistas de instituições nacionais e internacionais e visa promover a divulgação da pesquisa produzida na pós-graduação da FCI.

O decano de Ensino de Graduação, Mauro Luiz Rabelo, a diretora da Faculdade de Ciência da Informação, Elmira Soares Simeão, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Renato Tarciso de Souza, juntamente com professora Eliane Braga de Oliveira, deram as boas-vindas aos convidados.  

“É uma satisfação imensa sediar esse evento com um tema tão instigante. Espero que a gente sinalize novos rumos nesse debate tanto aqui na UnB, quanto no país”, disse o decano Mauro Luiz Rabelo durante a mesa de abertura do encontro.

 

Fonte: Secom UnB

Leia também

Em 19/05/2025

Divulgado o resultado da Chamada do Programa de Ações Marie Sklodowska-Curie Intercâmbio de Pessoal 2024

O programa de Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA) publicou, na terça-feira (6), o resultado da Chamada – Marie Skłodowska-Curie Intercâmbio de Pessoal 2024, vinculada ao programa europeu de apoio à Pesquisa e Inovação Horizon Europe, que conta com o apoio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). Entre as ações apoiadas pelas […]

Em 19/05/2025

Projeto Lietro: Acessibilidade e Inclusão na Educação do DF

A inclusão e acessibilidade é um desafio que está no centro de uma iniciativa pioneira da Universidade de Brasília (UnB), com fomento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).  O projeto Lietro está transformando a educação para crianças e adolescentes com dificuldades de comunicação e aprendizado. A iniciativa busca tornar as escolas mais inclusivas […]

Em 16/05/2025

Pesquisa apoiada pela Fapesq destaca a importância em refletir e agir contra o racismo na infância

Projeto de pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) mapeou, analisou e propôs caminhos para o enfrentamento do racismo nas práticas educativas voltados, sobretudo, à formação de profissionais da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, no estado da Paraíba. A pesquisa integrou o Programa Primeiros Projetos – PPP, com apoio do Governo […]

Em 15/05/2025

Com mais de R$ 107 milhões, Governo de Santa Catarina apoia a formação de novos mestres, doutores e pós-doutores

O incentivo do Governo de Santa Catarina à formação de mestres, doutores e pós-doutores para colaborar com o desenvolvimento do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) do Estado ultrapassou R$ 107 milhões com o lançamento de três editais pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) nesta semana. […]