A direção da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) se reuniu no último dia 3 com a presidente das Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa), Bianca Piedade, e com o diretor de Operações Técnicas, Rosivaldo Batista, para tratar sobre parcerias na elaboração de pesquisas.
A ideia é produzir um informe técnico mensal da variação de preços de produtos hortigranjeiros comercializados no atacado com tratamento dos dados e análises qualificadas. “A expectativa é de que possamos fazer um termo de cooperação técnica e criar um plano de trabalho para elaborar o pesquisa e mostrarmos o resultado desse trabalho conjunto ”, destacou o presidente da Fapespa, Eduardo Costa.
Para a presidente da Ceasa no Pará, Bianca Piedade, “o objetivo é fornecer uma ferramenta de consulta até para que o consumidor local possa comparar o comportamento da variação desses preços de produtos hortigranjeiros no varejo e no atacado. Dessa forma, com a parceria da Fapespa, poderemos aprimorar o levantamento e melhorar o acesso a essas informações para o consumidor”, avaliou a presidente da Ceasa.
As duas instituições realizarão, em outra ocasião, uma avaliação com as equipes técnicas para alinhar a metodologia da pesquisa, coleta de dados e análises para produtos alimentícios no comércio atacadista.
IPC/FAPESPA
Mensalmente, a Fapespa produz o Informe Técnico do Índice de Preços ao Consumidor (IPC/Fapespa) no qual se mensura o índice de inflação de bens e serviços, que compõem o orçamento das famílias com rendimentos entre um e oito salários mínimos, coletados nos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços e concessionária de serviços públicos da Região Metropolitana de Belém.
Fonte: Ascom Fapespa