Sediada pela primeira vez na América Latina, a XXV International Conference on Raman Spectroscopy (ICORS2016) acontecerá entre os dias 14 e 19, em Fortaleza, na Fábrica de Negócios do Sebrae, com apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). A Conferência teve sua primeira edição em 1969 e já foi sediada em vários países ao redor do mundo.
A ICORS2016 irá proporcionar um ambiente para aprofundadas discussões científicas de técnicas em espectroscopia Raman, bem como um intercâmbio científico entre os participantes. Além disso, promoverá uma oportunidade para atualização da comunidade brasileira com os últimos desenvolvimentos da área e o encontro de jovens cientistas e estudantes de pós-graduação e graduação para discutir o estado da arte da área com os líderes
internacionais.
A espectroscopia Raman é uma técnica fotônica de alta resolução que proporciona, em poucos segundos, informação química e estrutural de um grupo grande de materiais, compostos orgânicos ou inorgânicos, permitindo sua respectiva identificação. A técnica é utilizada em estudos na arqueologia, criminalística forense, química e paleontologia, entre outras áreas.
“A realização do evento internacional mais importante na área de espectroscopia Raman no Brasil, e em Fortaleza em particular, demonstra o reconhecimento da comunidade internacional à liderança e competência científica do Brasil na área, bem como do grupo de pesquisa de espectroscopia Raman do departamento de Física da UFC, que foi instalado no final da década de 70”, destaca o professor Antônio Gomes de Souza Filho, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e um dos organizadores do evento.
O evento será realizado com o apoio da Funcap por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos (REC). A Conferência é organizada pela UFC, Universidade Federal de Minas Gerais e pela Universidade de São Paulo. Além disso, conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Ministério da Educação, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).
Mais informações: www.icors2016.org
Fonte: Assessoria de Comunicação da FUNCAP