
O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) lançou, nesta segunda-feira (17), a chamada MCI – Mobility Confap Italy 2025, de apoio à mobilidade de pesquisadores do Brasil para universidades da Itália.
A chamada é lançada no âmbito do Acordo de Cooperação assinado em junho de 2023 entre o CONFAP e a Universidade de Bolonha (UNIBO) – que atua como Secretariado Técnico da Rede das Universidades Italianas. A parceria tem o objetivo de facilitar e apoiar a colaboração efetiva entre os dois países para cooperação científica, tecnológica e de inovação por meio da mobilidade de pesquisadores de mestrado, doutorado e pós-doutorado do Brasil para as universidades italianas.
Integram a Rede das Universidades Italianas: Universidade de Bolonha; Universidade de Bérgamo; Politécnico de Milão; Universidade Politécnica de Marche; Universidade de Modena e Reggio Emília; Universidade de Palermo; Universidade de Pádua; Universidade de Pavia; Universidade de Pisa; Universidade de Roma – La Sapienza; Universidade de Roma Tor Vergata; Universidade de Roma Tre; Universidade de Siena; Politécnico de Turim; Universidade de Turim; Universidade de Trieste; Universidade de Tuscia; Universidade de Milão; Universidade de Bari; Universidade de Ferrara; Universidade de Udine e Universidade de Verona.
Elegibilidade
São elegíveis pesquisadores vinculados a Universidades e Instituições de Pesquisa dos estados brasileiros das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) que aderiram à chamada MCI 2025 (vide listagem abaixo)
O fomento oferecido pelas FAPs aos pesquisadores do Brasil será realizado por meio de bolsas de estudo. Os candidatos devem consultar as modalidades de bolsas, regras e critérios de elegibilidade específicos de cada Fundação.
Relação de Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) que aderiram à Chamada MCI – Mobility Confap Italy 2025:
- Alagoas – FAPEAL
- Amapá – FAPEAP
- Amazonas – FAPEAM
- Bahia – FAPESB
- Ceará – FUNCAP
- Espírito Santo – FAPES
- Goiás – FAPEG
- Maranhão – FAPEMA
- Mato Grosso – FAPEMAT
- Mato Grosso do Sul – FUNDECT
- Minas Gerais – FAPEMIG
- Pará – FAPESPA
- Paraíba – FAPESQ
- Paraná – Fundação Araucária
- Pernambuco – FACEPE
- Piauí – FAPEPI
- Rio de Janeiro – FAPERJ
- Rio Grande do Sul – FAPERGS
- Rondônia – FAPERO
- Roraima – FAPERR
- Santa Catarina – FAPESC
- São Paulo – FAPESP
*Outras FAPs ainda podem aderir a esta chamada.
Submissão de propostas
Os interessados podem submeter propostas até o dia 25 de abril de 2025 pela plataforma do CONFAP, disponível no link: https://sistema.confap.org.br.
Algumas FAPs podem solicitar que as candidaturas sejam apresentadas também em suas plataformas (consulte a FAP antes da submissão). A proposta não possui um formulário padrão e deve ser acompanhada de uma carta de apoio assinada pelo orientador da universidade na Itália, e pelos currículos do pesquisador proponente e do supervisor na Itália.
Mais informações
As oportunidades de pesquisa oferecidas pelas instituições de acolhimento elegíveis na Itália estão disponíveis no site do programa MCI, na página “Oportunidades de Pesquisa na Itália”, acesse aqui.
Além das oportunidades publicadas no site, outras oportunidades podem ser consultadas diretamente nas universidades integrantes da rede MCI. Informações sobre as universidades que compõem a rede MCI estão disponíveis aqui.
Dúvidas gerais sobre a chamada podem ser esclarecidas pelo e-mail: internacional.confap@gmail.com. Dúvidas sobre as modalidades de bolsas, regras e critérios de elegibilidade específicos de cada FAP devem ser esclarecidas com os Pontos de Contato das FAPs (consulte os contatos aqui).
Cronograma
- Lançamento da chamada: 17 de fevereiro de 2025.
- Prazo para envio das submissões de propostas: 25 de abril de 2025.
- Resultado: junho de 2025.
Acesse aqui a íntegra da chamada MCI – Mobility Confap Italy 2025.
Assessoria de Comunicação do CONFAP