O Governo do Estado do Rio Grande do Norte está implantando, durante o mês de fevereiro, um novo sistema de gestão de infraestrutura em órgãos estaduais de educação e infraestrutura: Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC). O treinamento e apresentação do módulo de infraestrutura à Secretaria de Estado da Educação (SEEC), de Infraestrutura (SIN) e controladoria do Estado (CONTROL-RN) aconteceu até sexta-feira (17).
A modernização do sistema contratual é o primeiro produto entregue pela Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (SEPLAN), com apoio do Projeto de Inovação e Modernização da Gestão e das Finanças do RN com base na Interoperabilidade Sistêmica de Tecnologia da Informação (TI), fruto do acordo de cooperação entre a Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (FAPERN) e a SEPLAN.
“Os benefícios do projeto para a administração pública são muitos, entre eles, destacamos: otimizar a administração e o controle das aquisições de materiais e contratações de serviços realizadas pelo Estado; auxiliar a gestão nos controles dos almoxarifados e dos bens patrimoniais, com registros, localização, movimentações, acautelamentos, inventários, depreciação e ajustes contábeis”, esclareceu o analista contábil e coordenador técnico do projeto, Carlos Lins.
Com esta modernização, os órgãos interessados poderão acompanhar a execução das obras e reformas das unidades pelo SIPAC. A implantação dos módulos teve início em 2020 e, agora, tem avançado cada vez mais, contribuindo com o processo de modernização da administração pública.
Sobre o SIPAC
O SIPAC é mais um sistema no conjunto de ações implementadas desde o início deste governo de melhoria no sistema contábil. São sistemas gerenciais que gravitam em torno da contabilidade. Para Carlos Lins, o Estado era um dos mais atrasados do país tanto na contabilidade quanto na implantação desses sistemas corporativos e patrimoniais.
“Estamos, com muito trabalho e ajuda de todos, nos igualando ao patamar de excelência na modernização de gestão de outros estados”, finalizou Carlos Lins.
Fonte: FAPERN (Por: Ascom/Fapern)
SIGA O CONFAP NAS REDES SOCIAIS: