| Em 23/04/2025

Governo de Santa Catarina inaugura laboratório com supercomputadores para ensino, pesquisa e extensão em Inteligência Artificial

Projeto da UFSC está entre os selecionados pelo edital da Fapesc. (Foto: Leonardo Ferreira/Arquivo Fapesc)

Os estudos envolvendo a Inteligência Artificial (IA) receberão um novo espaço para serem desenvolvidos em Santa Catarina. Com recursos do Governo do Estado, por meio do edital 15/2023 da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), o Laboratório Virtual de Ensino, Extensão e Pesquisa em IA/GEN/CQ/HPC (Vlab@UFSC) será inaugurado nesta quarta-feira, 23 de abril. Localizado no campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o laboratório recebeu R$ 2,2 milhões em recursos do edital da Fapesc para a montagem de uma estrutura que poderá ser utilizada para colaborar com projetos de pesquisa nas mais diversas áreas, como agronomia, medicina, engenharia, robótica, linguagem, física e biotecnologia.

O evento de inauguração do Vlab@UFSC ocorrerá a partir das 10 horas, na Sala dos Conselhos, localizada no prédio da Reitoria I, campus de Florianópolis, e reunirá representantes da Fapesc, da UFSC, de empresas da área de tecnologia e fornecedoras dos equipamentos do laboratório, Versatus HPC e a NVIDIA, além de pesquisadores e estudantes da universidade.

O Laboratório Virtual de Ensino, Extensão e Pesquisa em IA/GEN/CQ/HPC irá abrigar atividades nas áreas de metodologia e técnicas de computação voltadas para IA, genômica (GEN), computação quântica (CQ) e computação de alto desempenho (HPC). O espaço foi equipado com DGX H100, uma plataforma de Inteligência Artificial que pretende colaborar na melhora de performance e agilidade nas pesquisas.

O projeto do Vlad@UFSC foi um dos 50 selecionados pelo edital 15/2023 – Programa de Estruturação Acadêmica para Laboratórios Multiusuários Dedicados à Pesquisa Avançada no Estado de Santa Catarina, desenvolvido pela Fapesc. Os projetos selecionados serão desenvolvidos em 19 Instituições de Ensino Superior, sendo que todas as mesorregiões catarinenses serão contempladas. No total, o investimento do Governo do Estado no MultiLab SC foi superior a R$ 111 milhões.

Além do fomento, o Programa do Governo do Estado de Santa Catarina propõe a criação de uma rede para interligar os laboratórios e estimular o uso compartilhado das estruturas entre as instituições de ensino e pesquisa catarinenses.

Programa MultiLab SC

Os laboratórios que receberam recursos do MultiLab SC estarão distribuídos nos municípios de Araquari, Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Curitibanos, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Mafra, Videira e Rio do Sul, São Francisco do Sul, São Miguel do Oeste e Xanxerê.

As instituições podem utilizar os recursos para construções ou melhorias de infraestrutura, compra de equipamentos e demais investimentos que colaborem com o desenvolvimento da pesquisa avançada em Santa Catarina.

Fonte: FAPESC (Por: Milena Nandi/ Ascom Fapesc, com adaptações)

Leia também

Em 23/04/2025

Governo da Paraíba financia pesquisa e ajuda agricultores do Sertão na produção do maracujá amarelo

A ciência chega para auxiliar os agricultores do município de Catolé do Rocha, Sertão paraibano, no cultivo do maracujá-azedo também conhecido por maracujá amarelo. Alunos e professores do Centro de Ciências Humanas e Agrárias da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) descobriram durante pesquisa que o uso do silício (elemento químico benéfico às plantas) associado com […]

Em 23/04/2025

Fapespa reúne representantes de Universidades federais para discutir Rede de Bioeconomia do Pará

Mensurar a bioeconomia no Pará, seus impactos sociais e identificar parcelas ainda não visíveis dessa economia, ampliando a compreensão do setor e evidenciando sua complexidade e potencial. Essa foi a pauta da reunião realizada na segunda-feira (14), na Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa). O encontro reuniu representantes da própria Fapespa, da […]

Em 23/04/2025

Fapern Apoia: Ciência no Parque leva planetário ao Sertão Central do Cabugi

O projeto Ciência no Parque, uma das iniciativas contempladas pelo edital nº28/2024 da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (FAPERN) está promovendo experiências científicas em escolas e comunidades do interior do Rio Grande do Norte. O projeto que tem como missão tornar a ciência acessível a todos os territórios  […]