
O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e o Ministério da Educação da Austrália (Department of Education) realizaram, nos dias 17 e 18 de junho, a 6ª edição do evento Australia-Brazil Virtual Research Collaboration (VRC). A iniciativa tem como objetivo estimular parcerias novas e existentes entre pesquisadores do Brasil e da Austrália, com o intuito de fortalecer a cooperação científica entre os dois países em temas de interesse global.
Nas edições anteriores do evento, foram abordados temas como COVID-19, oceanos, segurança alimentar, dados do cidadão e florestas, reunindo mais de 200 pesquisadores seniores e em início de carreira, do Brasil e da Austrália.
Nesta sexta edição, o evento conectou virtualmente 50 pesquisadores brasileiros e australianos com pesquisas voltadas à agricultura sustentável. Especialistas dos dois países apresentaram estudos em dois eixos temáticos: Mudanças Climáticas – adaptação a um ambiente em mudança; e Agronegócio – equilíbrio entre crescimento e mitigação de impactos.
Sessão de abertura
A sessão de abertura da 6ª edição do evento foi realizada na terça-feira (17), e contou com a participação da diretora de Cooperação Internacional do CONFAP, Maria Zaira Turchi, da assessora para Cooperação Internacional do CONFAP, Flávia Cerqueira; da chefe adjunta da Missão da Embaixada da Austrália no Brasil, Vanessa Voss; da diretora executiva do Instituto Agrícola Australiano (AAS), Katie McRobert; da pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa–Solos), Ana Paula Dias Turetta; do pesquisador da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Antônio Costa de Oliveira e da gerente de Educação e Pesquisa da Embaixada da Austrália no Brasil, Antonella Zugliani, além de pesquisadores do Brasil e da Austrália inscritos no evento.

Em sua fala de boas-vindas, Maria Zaira Turchi destacou a relevância do tema abordado nesta sexta edição do evento para ambos os países.
“A agricultura sustentável é uma prioridade urgente tanto para o Brasil quanto para a Austrália, especialmente no contexto da ação climática global e da proximidade da COP 30, que o Brasil terá o orgulho de sediar em 2025. A agricultura é um setor econômico de grande relevância em ambos os países, por isso, a promoção de práticas agrícolas sustentáveis não é apenas uma necessidade ambiental, mas também uma estratégia econômica. Essas práticas favorecem a produtividade a longo prazo ao preservar a saúde do solo, reduzir a dependência de insumos químicos de alto custo e aumentar a resiliência frente a eventos climáticos extremos, e contribuem para a produtividade agrícola no longo prazo e para a segurança alimentar global”, disse a diretora de Cooperação Internacional do CONFAP, Maria Zaira Turchi.
Palestras
Dando continuidade à programação, a diretora executiva do Instituto Agrícola Australiano (AAS), Katie McRobert, e a pesquisadora da Embrapa Solos, Ana Paula Dias Turetta, apresentaram as ações desenvolvidas por suas instituições e pesquisas em andamento nos dois países relacionadas à agricultura sustentável. O painel foi moderado pelo pesquisador da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Antônio Costa de Oliveira.
Na sequência, Flávia Cerqueira, do CONFAP, e Antonella Zugliani, da Embaixada da Austrália no Brasil, apresentaram as oportunidades oferecidas por agências de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) de ambos os países. Também foram destacados três projetos de pesquisa já apoiados no âmbito do Memorando de Entendimento (MoU), assinado em 2020 entre o CONFAP e o Ministério da Educação da Austrália. O Memorando tem como objetivo viabilizar ações conjuntas e promover o intercâmbio científico entre Brasil e Austrália.
Assista a íntegra da da sessão de abertura do evento no canal do YouTube do CONFAP:
Reunião dos pesquisadores
No segundo dia do evento, realizado na quarta-feira (18), pesquisadores brasileiros e australianos participaram de uma reunião virtual com o objetivo de apresentar e discutir as pesquisas científicas desenvolvidas em seus respectivos países, relacionadas aos dois eixos temáticos do encontro.
Na sala virtual 1, foi abordado o eixo temático Mudanças Climáticas – adaptação a um ambiente em mudança, com moderação da pesquisadora Yara Moretto, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Aliança Tropical de Pesquisa da Água (TWRA) e articuladora do NAPI Águas da Fundação Araucária. Já na sala virtual 2, o tema discutido foi Agronegócio – equilíbrio entre crescimento e mitigação de impactos, com moderação da pesquisadora da Embrapa Solos, Ana Paula Dias Turetta.
A sexta edição do VRC contou com a participação de 50 pesquisadores, sendo 28 do Brasil e 22 da Austrália. Ao término do evento, os pesquisadores receberam um e-book contendo informações sobre as pesquisas científicas desenvolvidas pelas equipes em seus respectivos países, além dos contatos dos participantes, com o objetivo de facilitar conexões e estimular futuras trocas de informações e colaborações.
Assessoria de Comunicação do CONFAP