
O programa de Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA) publicou, na terça-feira (6), o resultado da Chamada – Marie Skłodowska-Curie Intercâmbio de Pessoal 2024, vinculada ao programa europeu de apoio à Pesquisa e Inovação Horizon Europe, que conta com o apoio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP).
Entre as ações apoiadas pelas MSCA, o programa de Intercâmbio de Pessoal (Staff Exchanges – SE) é voltado à promoção da colaboração internacional, interdisciplinar e intersetorial. Essa cooperação é viabilizada por meio do intercâmbio de profissionais da área de pesquisa e inovação, bem como pelo compartilhamento de conhecimentos e ideias, facilitando a transição da pesquisa para o mercado — e vice-versa — com o objetivo de impulsionar os avanços científicos e fomentar a inovação.
O programa de Intercâmbio de Pessoal busca criar uma cultura compartilhada de pesquisa e inovação que valorize a criatividade e o empreendedorismo, contribuindo para transformar ideias inovadoras em novos produtos, serviços ou processos.
No Brasil, a chamada foi anunciada em setembro de 2024 com o apoio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), com base no Acordo Administrativo assinado em 2021 em parceria com a Comissão Europeia (DG-RTD), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). O acordo estabelece os mecanismos de apoio à cooperação entre a União Europeia e o Brasil em atividades de pesquisa e inovação.
Ao todo, a União Europeia aprovou 83 projetos, compostos por consórcios de pesquisadores de diferentes países. O Brasil foi um dos cinco países com o maior número de instituições em projetos aprovados, com 13 instituições em oito projetos.
Os pesquisadores brasileiros que integram algum dos projetos aprovados devem entrar em contato com a Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa (FAP) participante da chamada pela qual submeteram a proposta, a fim de solicitar o apoio correspondente.
Projetos aprovados que possuem instituições brasileiras participantes:
- Projeto: Advances in aErosol Retrievals and Impacts on South america.
Instituição brasileira que integra o projeto: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).
- Projeto: Building Resilience Through Citizen Science-Driven Approaches to Invasive Species.
Instituição brasileira que integra o projeto: Universidade Estadual de Maringá (UEM).
- Projeto: Next-generation Enzymes and Technology for Flow Advanced Processes.
Instituição brasileira que integra o projeto: Novasynth Technology LTDA.
- Projeto: OPTIMALMINE: slope optimal design for a paradigm shift in mining efficiency, environmental friendliness and resilience.
Instituição brasileira que integra o projeto: Vale S.A.
- Projeto: Religion and Healing: Collaborative and Participatory Methodologies.
Instituições brasileiras que integram o projeto: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Instituto Terra Sustentável, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
- Projeto: Sustainable Nanocellulose and Amyloid-Based Materials for Biodegradable Packaging and Smart Agricultural Applications.
Instituições brasileiras que integram o projeto: Fundação Universidade de Brasília (UnB) e Krilltech.
- Projeto: Technologies for Extreme Environment Observation and Research.
Instituição brasileira que integra o projeto: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
- Projeto: Thermal management enabling longevities in (electric) Energy Transformative Technologies.
Instituição brasileira que integra o projeto: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE / UFRJ).
O resultado geral da chamada está disponível no link.
Assessoria de Comunicação do CONFAP